17/06/2021 às 00h31min - Atualizada em 14/07/2020 às 20h30min

Palavras x Reações

Hoje, quero aproveitar essas linhas para fazer um desabafo e expressar só um pouco do que eu penso a respeito de algumas expressões muito usadas hoje em dia de forma banal

Divulgação/Pixabay/Ibatiba Online
Hoje, quero aproveitar essas linhas para fazer um desabafo e expressar só um pouco do que eu penso a respeito de algumas expressões muito usadas hoje em dia de forma banal, sem ao menos ser levado em conta o seu verdadeiro significado. Por exemplo, sempre ouço alguém dizer: Eu amo isso… Eu amo aquilo… Eu amo comer… Mas quem diz essas frases dessa forma sabe realmente o que significa realmente amar? Tem noção dessa responsabilidade? Afinal, Amar não é o mesmo que gostar, não tem a mesma relevância que o êxtase ao saborear uma comida ou bebida, ou sair com os amigos…

Mas então o que significa Amar? Amar, na sua totalidade, é uma decisão consciente na qual uma pessoa tem em relação a outra. O Amor é algo absoluto, supera a atração física, rompe barreiras, destrói preconceitos. Não pode ser comparado aos sentimentos tais como a paixão.

Aquela frase antiga que diz: “Quem ama não esquece!”, é a mais pura verdade, e, tal qual faz jus quando pegamos um outro ato de decisão: Perdoar. Perdoar não é fácil justamente por não ser um simples sentimento. É uma decisão, da qual, uma pessoa impõe para sua vida, para que sua vida não seja destruída por lembranças que doem. Perdoar não é esquecer, é lembrar sem sentir raiva da pessoa perdoada. É limpar sua mente de lembranças que torturam a psique e trazem problemas psicossomáticos.
 
Entre tantas palavras usadas de forma “vulgar”, por assim dizer, essas duas são bem perturbantes, pois seus reais significados transcendem a existência humana. Quando bem empregadas são capazes de trazer Paz, curar doenças, podem salvar vidas. Porém, quando mal usadas, podem destruir vidas. O que mais incomoda, é que tem pessoas que fazem questão de usar esses para o mal. Com qual objetivo? Apenas para se sentirem superiores? Provavelmente…

Lembrando que esses são dois exemplos apenas, pois a quantidade de palavras usadas erradas são incontáveis, então, é bom e preciso conhecer bem o significado de cada palavra ao ser usada. É preciso saber da importância de cada uma delas pois, uma palavra mal empregada, pode causar sem dúvidas alguma, uma série de consequências negativas, tanto para quem fala, quanto para quem ouve.

Sejamos honestos conosco mesmos, quantas vezes não ouvimos uma simples palavra de alguém que, num momento inoportuno, quebrou nossos paradigmas, destruiu nossa alto-estima, jogou lama na nossa face? Quantas frases não dissemos de mal jeito a ponto de fazer alguém se afastar? Muito acontece por não conhecermos o peso e o significado das palavras…
Link
Earlhes Laurindo

Earlhes Laurindo

Earlhes Laurindo Nantes, escritor, poeta e Membro cofundador da antiga ASSEI (Associação de Escritores de Ibatiba) que mais tarde se tornou a AILA.

Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://ibatibaonline.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp