13/05/2021 às 09h29min - Atualizada em 28/03/2020 às 18h29min

O Peso da Dor

O que é a dor? Segundo os dicionários da língua portuguesa, dor é uma sensação penosa e desagradável, em qualquer parte do corpo.

Divulgação/Pixabay

O que é a dor? Segundo os dicionários da língua portuguesa, dor é uma sensação penosa e desagradável, em qualquer parte do corpo. Mas é possível medir a intensidade da dor? Quais os parâmetros que são usados para isso?

Pesquisas indicaram que dores tais como Cólica renal, Cólica biliar, Lombalgia aguda, Neurite herpética, Gota, Hipertensão intracraniana, Enxaqueca severa, Dor de dente, Dor do parto, Infarto, são as piores dores que podem existir. Mas como eles chegaram a tais conclusões? O mais interessante é que pediram para quem sente algumas dessas citadas, escolherem um número de 0 a 10 para classificar a mesma. Mas será que eles encontraram em um único ser humano todas essas para serem classificadas dessa forma? Não… Com certeza não…

Na minha pouca experiência nessa vida, aprendi que bem poucas coisas são absolutas, nem mesmo a verdade é absoluta, pois a minha verdade, não é a mesma da sua, o que a torna relativa. Então como pode se dizer que a cólica renal é pior que dor de dente? Já tive as duas e, para mim, a dor de dente foi bem pior…

Um fato chamou minha atenção nessa pesquisa: todas essas dores são meramente físicas. O ser humano saudável tem 3 partes importantes: a física, a mental e a espiritual. A parte física, é visível, palpável, e que todos conhecemos, vemos e tocamos constantemente. A parte mental, diz respeito à nossa psique, o cérebro, responsável por controlar toda a parte física, armazenar informações, é a central da nossa inteligência. E por fim, não menos importante, a parte espiritual, é a parte que não vemos e nem tocamos, mas é tão ou mais importante que as anteriores.

Um fato curioso, é que a dor física normalmente não afeta a mente e o espírito, mas uma dor mental, afeta o corpo e o Espírito, e a dor espiritual afeta a mente e o corpo. Tendo essa visão, pergunto: qual é a pior dor? É possível classificar as dores numa escala?

Minha sincera opinião sobre esse assunto é que a pior dor que existe é aquela que te destrói de dentro para fora de modo que não há remédio que possa ajudar. Um exemplo disso seria a dor da exclusão, da solidão, da destruição da autoestima… Nem todos sabemos trabalhar a nossa emoção para reagir com inteligente eficácia contra essas dores. Agora, se me permite perguntar: Qual é a sua pior dor?

Link
Earlhes Laurindo

Earlhes Laurindo

Earlhes Laurindo Nantes, escritor, poeta e Membro cofundador da antiga ASSEI (Associação de Escritores de Ibatiba) que mais tarde se tornou a AILA.

Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://ibatibaonline.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp