A literatura, a cultura e a história da Capital dos Tropeiros transformaram-se em um belíssimo documentário para nossas futuras gerações e para quem queira conhecer um pouco mais de Ibatiba. Foi lançado na terça-feira dia 05 de novembro, durante cerimônia em comemoração ao Aniversário de 43 anos de Ibatiba, realizado no Cerimonial Carpe Diem. Junto ao evento de entrega da Premiação do Concurso de Qualidade de Café, equipamentos e implementos para a agricultura… Notícias maravilhosas para os agricultores e agentes culturais de Ibatiba.
Sobre o documentário intitulado “Encontro Ibatibense de Literatura”, foi dividido em três atos, bem elaborados e emocionantes. Envolvendo a história, a cultura e a miscigenação de nossa amada Ibatiba. Os artistas locais sempre foram e continuaram sendo, através deste documentário incentivo para nossa comunidade e além…
A Academia Ibatibense de Letras e Arte (AILA) não poderia deixar de prestigiar e estar presente com apoio e dedicação às artes do nosso município. Artes premiadas em âmbito Estadual, Nacional e Internacional, através de seus escritores-autores, que de maneira independente veem alcançando voos extraordinários e levando a cultura e nossa Ibatiba além mar… Terra do Amor, Terra tropeira, Terra de Artistas natos e apaixonados por ela…
Foi um projeto foi executado pelo produtor cultural escritor-autor de nossa amada terra Edy Soares, por meio de edital da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, de apoio à Cultura, com realização da SECULTE, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo de Ibatiba.
Me vi muito feliz pelo convite e oportunidade de participar deste maravilhoso evento, que se desenrolou belíssimo. Além de me imortalizar como agente cultural ibatibense. Sou muito orgulhoso e apaixonado por nossa terra ”.
Vou citar uma frase dita na noite, como um obrigado ao apoio da prefeitura e demais órgãos realizadores:
“— É um documentário que mostra pessoas totalmente envolvidas com a cultura do nosso município e que deixam um legado para o futuro das nossas gerações com o intuito de preservar nossa cultura, arte e literatura.” — declaração do Prefeito Luciano Pingo.
E outra de um expectador “— O documentário em si abrilhantou o evento da noite! Deu um brilho a mais em nossos corações, pois a literária é pouco valorizada por nós. Mas os agentes de cultura estão atuantes incentivando, e nos mostrando a capacidade do nosso município! ”
Meus parabéns a todos que tiveram à frente do projeto, com tanto empenho e dedicação, também, a todos os demais, que de uma forma ou de outra, contribuíram para o sucesso deste lindo empreendimento cultural social…
Os episódios do documentário podem ser acessados pelo canal do youtube:
Link da 1ª parte no canal do YouTube:
Link da 2ª parte no canal do YouTube:
Link da 3ª parte no canal do YouTube:
Ibatiba carinhosamente apelidada de “Cidade do Amor”, é um verdadeiro tesouro no interior do Espírito Santo. Próxima da região do Caparaó, com jeito e sotaque típicos de Minas Gerais, além da beleza natural e o friozinho das montanhas. Com sua atmosfera interiorana, fazendas pitorescas e uma rica herança de tropeiros, a cidade oferece uma experiência única aos visitantes. Descubra o que fazer em Ibatiba, explorando suas belezas naturais, gastronomia típica e a influência cultural dos tropeiros, repleta de fazendas e atividades rurais.
Produção Executiva: Edy Soares
Direção / Roteiro: Suzy Nunes
Cinegrafista / Edição / Drone: Adilson Caetano
Diretor de produção: Rogério Morais
Assistente de produção: Genival Sousa
Assistente direção / Operador de audio; Allef Santana
Assessoria de imprensa: Suzana Soyka
Designer: Laysa Caliari Cunha
Locução: Luciana Bastos Rodrigues
Produtora artística: Milena Silva
Produtora audiovisual: Vídeo e Arte produtora