Venho falar da obra do escritor-autor Ibatibense, Genival Souza (O Poeta Vagabundo), acadêmico da AILA (Academia Ibatibense de Letras e Artes); é autor de numerosos escritos de variados gêneros, destacando-se nas composições de sonetos, trovas e poemas livres, sua primeira obra o livro “De canto…encanto! — Que em meu ver, buscou os cenários e deu conta do espetáculo numa sinestesia da lembrança sempre acesa com poesias de certezas, soube percorrer palavras ante o afã da alma que anseia por mais ‘sentimentos’ do que ‘penumbras’, ainda que “nas poesias” refletindo sua vida em obra. E, quando finalmente alcança seu ‘todo’, há um voo certo por este infinito céu azul, pelos versos de suas poesias…
Sua segunda obra vem em novo estilo, abrilhantando nosso município na trajetória de sua carreira literária. O Poeta Vagabundo com sua poesia nata de coração, conquista cada vez mais leitores. O livro “RETIRADO da GAVETA”, de fato o foi retirado de sua alma madura voltada para as diversidades humanas e sociais em sentimentos profundos e reflexivos… Que afirmando, encantará os leitores amantes de poesia.
Já sua terceira obra, o livro infantil que nos traz um belíssimo enredo “Pipoquinha EM PAPEL LAPIS E CORAÇÂO.” Com uma capa com ilustrações ricas em detalhes, nas páginas as cenas compostas por seres animados, permiti-te aos personagens encantar… Por meio deles e a narrativa que nos conduz, a criança personagem chave “Pipoquinha” nos prende em seu sonho e dilema — travessuras de criança — tende a desenvolver ao leitor a concentração em um raciocínio e compreensão do buscar, do sonhar e do inovar. O livro em si, estimula a linguagem oral e ampliam a capacidade criativa da criança.