A cantora Celine Dion, de 54 anos, revelou ter um distúrbio neurológico raro chamado “síndrome da pessoa rígida” e acomete 70% de mulheres.
A síndrome de stiff-person, popularmente conhecida como síndrome da pessoa rígida, gera uma rigidez que vai crescendo nos músculos.
Essa síndrome é tão rara que afeta duas pessoas em cada 1 milhão. Isso dá, no mundo todo, cerca de 16 mil portadores da doença.
“O paciente com a síndrome da pessoa rígida produz anticorpos que atacam o próprio organismo”, disse.
Conforme o Dr. Tasso, a cura ainda não existe, e a síndrome, muitas vezes, vem acompanhada de outras doenças.
“Existem medicamentos para aliviar os sintomas e até para tentar chegar em um “estágio” da doença, onde ela parar de evoluir para um quadro pior”, disse.
A doença é autoimune e acontece quando a produção de anticorpos se faz de maneira anormal, comprometendo o sistema nervoso. Esse problema atinge, principalmente, os quadris e extremidades, o que ocasiona espasmos na pessoa afetada pela síndrome.
“Hoje nós sabemos que as doenças autoimunes têm uma relação direta com o intestino, que, por ele ser um órgão linfoide, ele produz e regula essa defesa imunológica. Então, a alimentação tem um papel muito importante no cuidado com o organismo para não causar inflamações, evitar e tratar essas doenças”, finalizou.