29/08/2018 às 23h07min - Atualizada em 29/08/2018 às 23h07min

Família do Sul do Espírito Santo diz “sim” para doação de órgãos e beneficia seis pessoas

Foi realizada com sucesso, na tarde desta quarta-feira (29), a captação de múltiplos órgãos doados pela família de um paciente atendido em um hospital filantrópico da região sul capixaba. A coordenadora da Central de Transplantes do Espírito Santo, Maria Machado, ressaltou que, apesar da dor da perda, a família tomou uma decisão que beneficiará, de imediato, quatro pessoas, pois foram captados o fígado, os dois rins e os pulmões do doador, além das duas córneas, que, depois de processadas, poderão beneficiar mais duas pessoas, totalizando seis receptores.

Maria explica que a definição de quem receberá os órgãos doados é feita por meio de um sistema on-line do Ministério da Saúde gerenciado pelo Sistema Nacional de Transplantes, obedecendo a critérios rígidos estabelecidos pela legislação federal, entre eles compatibilidade sanguínea entre doador e receptor, estado de saúde do receptor e tempo de espera pelo órgão.

“A prioridade é dada para pacientes do estado onde o órgão foi captado. Se nenhum dos receptores for compatível, o órgão é disponibilizado para a Central Nacional de Transplantes, que fará a oferta para receptores de outros estados, obedecendo aos mesmos critérios da legislação federal”, detalhou a coordenadora.

Maria destaca que o gesto solidário desta família do Sul do Espírito Santo ultrapassou as barreiras geográficas do estado, pois os órgãos captados nesta quarta-feira (29) beneficiarão pacientes não só no Espírito Santo (fígado e duas córneas), mas também em São Paulo (pulmões) e em Minas Gerais (dois rins).

“Que estes gestos de solidariedade continuem e possam alcançar os milhares de pacientes que estão cadastrados na fila à espera de um órgão e que aguardam a oportunidade de um recomeço. É com este objetivo que estamos sempre enfatizando para a população a importância da doação”, comentou a coordenadora da Central de Transplantes.

Fila

No momento, a fila de espera por um órgão para transplante no Espírito Santo tem 4 pessoas aguardando um coração, 38 à espera de um fígado, 88 necessitam de uma córnea e 939 aguardam um ruim.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://ibatibaonline.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp