15/03/2021 às 14h00min - Atualizada em 15/03/2021 às 14h00min

Pronto Atendimento de Ibatiba está lotado com casos de Covid-19

Ibatiba é um dos 17 municípios do Estado que estão em risco alto no Mapa de Risco da Secretaria de Estado da Saúde e instituiu medidas restritivas e obrigatórias, para tentar conter o crescimento do número de casos da doença.

Divulgação/PMI

A Secretaria Municipal de Saúde, de Ibatiba, informou que o Pronto Atendimento (PA) do município está lotado e não há mais leitos para serem colocados pacientes de Covid-19.

Ibatiba é um dos 17 municípios do Estado que estão em risco alto no Mapa de Risco da Secretaria de Estado da Saúde e instituiu medidas restritivas e obrigatórias, para tentar conter o crescimento do número de casos da doença.

Ibatiba já soma 49 mortes provocadas pela Covid que também está mantendo outras 37 pessoas internadas na rede hospitalar do Espírito Santo. E, agora, o Pronto Atendimento do município também está lotado, o que demanda ainda mais consciência da população. “É preciso que a população entenda que o PA está lotado de pacientes Covid Positivos, não temos mais leitos para colocar mais pessoas e muitos são casos graves que estão esperando para serem transferidos”, revela a secretária municipal de Saúde, Nilci Hubner.

Além de seguir as restrições, como o uso de máscaras e mantendo o distanciamento social, para evitar o contágio pelo Coronavírus, a secretária pede que as pessoas só procurem o Pronto Atendimento para os casos de urgências médicas e para as emergências das gestantes. “Pedimos que as pessoas procurem o PA apenas se houver uma necessidade urgente e, se não for o caso, procurem o atendimento médico nas unidades de saúde”, pede. “Por favor, não busquem o PA se não for estritamente necessário, porque ele não pode se tornar um local de risco de contaminação, o que vai acontecer se as pessoas lotarem o local sem necessidade e, em vez de ajudarmos, vamos colocar mais pessoas em risco”, completa a secretária.

Ibatiba vai permanecer em risco alto, pelo menos, pelos próximos 13 dias, o que vai depender de como estarão os casos e a lotação de leitos no município até o final deste período. O prefeito Luciano Pingo afirmou, recentemente, que não descarta a possibilidade de decretar o lockdown, caso a situação não melhore. Ele pediu a colaboração de todos e disse que a Prefeitura está fazendo sua parte, mas é preciso que a população também cumpra as restrições colocadas pelo decreto municipal 022/2021.

Decreto

O decreto obriga o uso de máscara facial fora do ambiente residencial e durante todos os deslocamentos no território de Ibatiba, assim como nos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, tanto funcionários quanto clientes que só poderão entrar e permanecer nesses locais utilizando esse equipamento de proteção. O mesmo vale para igrejas, agências bancárias e repartições públicas.

O decreto também limita o horário de funcionamento dos estabelecimentos para atendimento presencial até às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e até às 12 horas, aos sábados, exceto lanchonetes que deverão funcionar apenas por delivery. Está proibida a entrega de produtos na porta dos estabelecimentos (retirada pelo cliente), após os horários determinados e aos domingos, quando nenhum estabelecimento poderá funcionar com atendimento presencial, podendo ser feita apenas entrega domiciliar.

Podem funcionar serviços essenciais, incluindo os postos de combustíveis. Além disso, o funcionamento e plantões das farmácias devem seguir o regime de escala já previamente definido. E os estabelecimentos comerciais, agências bancárias e igrejas também devem garantir o distanciamento social, com uma pessoa por cada 10 metros quadrados (m²).

Também estão suspensos o atendimento presencial em academias, escolas públicas e particulares (incluindo cursos livres), bares, espaços de lazer e recreação infantil, além das lanchonetes que só podem funcionar por delivery e as atividades de ambulantes e da Feira Livre Municipal. Não é permitida a realização de eventos em geral, assim como foram isoladas todas as praças da cidade, pela Vigilância Sanitária. Com PMI.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://ibatibaonline.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp