19/05/2021 às 16h19min - Atualizada em 19/05/2021 às 16h22min

Gestantes e puérperas de Ibatiba são convocadas para agendar vacinação

A decisão seguiu recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), diante do que foi classificado como eventos adversos.

As gestantes e puérperas (mulheres que deram a luz há 45 dias no máximo) de Ibatiba estão sendo convocadas pela Secretaria Municipal de Saúde para agendamento da vacinação contra a Covid-19. No entanto, essa vacinação será feita de forma regionalizada, devido a questões operacionais e de manuseio da vacina que será utilizada, a Comirnaty, do laboratório Pfizer/BioNTech.

No dia 11 de maio, a Prefeitura de Ibatiba publicou informações de uma nota da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) orientando a suspensão imediata da aplicação da vacina da AstraZeneca/Fiocruz, contra Covid-19, em mulheres grávidas. A decisão seguiu recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), diante do que foi classificado como eventos adversos. 

Como a suspensão será mantida até que ocorra uma nova orientação do Ministério da Saúde, foi decidido que será utilizada a vacina Comirnaty, nas grávidas e puérperas, no estado. No entanto, essa vacinação terá que ser feita de forma regionalizada, com a imunização acontecendo em municípios polos, devido ao fato dessa vacina precisar de um manuseio mais complexo. No caso de Ibatiba, a vacinação acontecerá em Venda Nova do Imigrante.

Diante disso, as gestantes e puérperas devem comparecer à Sala de Vacina, na Unidade de Saúde da Família Adilao Almeida de Lima (Nesf), de 8 às 11 horas e de 13 às 17 horas, para agendamento. A Secretaria Municipal de Saúde informa que o município irá fornecer o transporte das mulheres agendadas.

Já os demais grupos prioritários continuam a ser vacinados com o imunizante do laboratório AstraZeneca/Fiocruz, o que é o caso de idosos acima de 60 anos de idade, pessoas com comorbidades de 18 a 59 anos, pessoas com deficiência mental/intelectual e pessoas com deficiência permanente cadastrados no programa BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://ibatibaonline.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp