23/08/2021 às 17h25min - Atualizada em 23/08/2021 às 22h47min

Faça você mesma: Detran|ES inicia aulas de curso de mecânica para mulheres

O curso visa a dar condições para que todas as alunas possam aprender o básico do funcionamento do veículo.

Agência ES
Divulgação

Teve início, nesta segunda-feira (23), no Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) o Curso de Mecânica para Mulheres ‘Faça você mesma’. O treinamento segue até esta quinta-feira (26), ensinando noções de mecânica básica de carros e motos para as participantes.

 

As inscrições foram feitas em março, Mês da Mulher, mas em razão do risco alto de contágio pelo novo Coronavírus (Covid-19) à época, o evento foi adiado.

 

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, cumprimentou todas as mulheres presentes, e reforçou o objetivo do curso, que é dar autonomia e independência a elas. “O número de mulheres condutoras vem crescendo e o objetivo do Detran|ES com esse curso é homenagear as mulheres, pois são as que menos se envolvem em acidentes. Queremos dar ainda mais condições a vocês, ensinando-as a identificar e solucionar quaisquer contratempos em seus veículos. Isso também ajudará na prevenção de problemas mecânicos e contribuirá para a segurança no trânsito”, acredita o diretor.

 

Édina de Almeida Poleto, diretora Técnica do Detran|ES disse que é uma grande alegria para o Detran|ES oferecer esse curso de mecânica para mulheres. Em geral, elas são mais cuidadosas no trânsito, se envolvem menos em acidentes e esse curso quer dar independência para as condutoras.

 

“Este é o primeiro curso ofertado aqui no Detran|ES de outros que ainda virão. Que vocês que estão participando aprendam a agir em situações mais simples e percebam que podem fazer nesta área da mecânica do veículo o que qualquer outra pessoa pode fazer”, pontuou a diretora.

 

Durante o curso, as mulheres receberão ensinamentos para capacitá-las a compreender os principais indicadores do painel de instrumentos, noções básicas de verificação do motor, dos freios e fluidos, quando o veículo precisa de alinhamento e balanceamento, além de dicas de condução econômica e cuidados diários.

 

As aulas são ministradas pelos técnicos especializados das empresas parceiras e acontecem de forma presencial, cumprindo todos os protocolos necessários de segurança e proteção exigidos pelos Decretos Estaduais durante a pandemia, sendo divididas em dois módulos: teórico e prático.

 

O diretor comercial da Motovena, Jânio de Paula, esclarece que o objetivo do curso não é ensinar mecânica, mas dar condições para que todas as alunas possam aprender o básico do funcionamento do veículo. “Queremos que as alunas saibam como agir no caso de o veículo apresentar um problema no dia a dia ou acender uma luz no painel. Queremos que elas tenham uma base técnica para falar com mais segurança com um mecânico ao levar o carro numa oficina”, reforçou.

 

O curso que é organizado e coordenado pelo Detran|ES, está sendo realizado no auditório da Sede Administrativa do Órgão, em Vitória, é totalmente gratuito e conta com a parceria das empresas Moto Vena e Contauto.

 

 

 

O que levou as alunas a se inscreverem?

 

 “Me inscrevi, porque achei bem legal a iniciativa do Detran de oferecer esse curso de mecânica especialmente para mulheres. Acredito que todo conhecimento é importante e espero conseguir resolver pequenos problemas no meu carro”, Aline Rodrigues, professora de academia, moradora da Serra.

 

“Hoje, toda vez que dá um problema no meu carro eu me desespero e ligo para o mecânico. Quando vi esse curso me inscrevi e acho que vai ser importante para mim e para outras mulheres que também não sabem o que fazer nessas situações. Meu objetivo é conhecer meu carro e saber agir para resolver pequenos problemas do dia a dia”, Graciela Moreira, bibliotecária, moradora de Vitória.

 

“Me interessei pelo curso, porque acho importante conscientizar, em especial as mulheres, sobre a importância da manutenção preventiva e nos ajudar a evitar imprevistos com atitudes rápidas e simples como checar o nível de água e óleo”, Hanuska Costa, servidora do Detran, moradora de Vitória.

 

 

 

Curso

 

O Curso de Mecânica para Mulheres “Faça você mesma” vai proporcionar às alunas conhecerem a história dos veículos, equipamentos obrigatórios, painel de instrumentos com auxílio do manual do proprietário, onde e como usar o extintor de incêndio ABC.

 

Também serão abordados os sistemas do motor do veículo, os problemas mais comuns e as possíveis soluções; demais sistemas do veículo e suas particularidades, além dos principais problemas que ocorrem e as possíveis soluções. As alunas realizarão exercício de inspeção do veículo, conhecerão o sistema de rodagem, detalhes das motocicletas e realizarão troca de pneu.

 

Cronograma:

 


          23/08/2021 – módulo teórico para veículo de quatro rodas

 

          24/08/2021 – módulo prático para veículo de quatro rodas

 

          25/08/2021 – módulo teórico para veículo de duas rodas

 

          26/08/2021 – módulo prático para veículo de duas rodas

 

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://ibatibaonline.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp