20/11/2018 às 12h24min - Atualizada em 20/11/2018 às 12h24min

Idaf realiza questionário para identificar presença de javalis no Espírito Santo

Os dados subsidiarão o órgão na implantação do programa de acompanhamento das ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no que se refere ao Plano Nacional do Javali.

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) está buscando informações para verificar a presença de javalis e/ou suínos asselvajados no Estado.

Os dados subsidiarão o órgão na implantação do programa de acompanhamento das ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no que se refere ao Plano Nacional do Javali.

A médica-veterinária do Idaf Luciana Zetun explica que qualquer pessoa pode responder ao questionário, mesmo as que nunca viram esses animais, pois esse tipo de conhecimento também é importante.

“Com essas informações, poderemos identificar áreas prioritárias para as ações de vigilância em suídeos asselvajados de vida livre (javalis, porcos, javaporcos) e obter subsídios técnicos para traçar estratégias de ações futuras de monitoramento sanitário com abordagem em saúde única, além de promover a gestão dos impactos negativos decorrentes da invasão do javali”, explicou Zetun.

O javali é uma espécie exótica invasora que pode causar prejuízos à agricultura, à pecuária e ao meio ambiente, além de transmitir doenças, sendo potencial risco à saúde animal e pública. Oficialmente, não há avistamentos confirmados de animais no Espírito Santo.

Caso sejam observadas notificações seguidas em determinado município ou local, o órgão poderá investigar para confirmar se é javali ou alguma outra espécie silvestre, como queixada ou cateto.

Clique aqui e acesse o questionário.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://ibatibaonline.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp