11/12/2018 às 13h08min - Atualizada em 11/12/2018 às 13h08min

Devo ou não passear no verão com meu pet? Claro que sim!

 

Dra. Bárbara Saraiva

[caption id="attachment_7250" align="alignleft" width="285"]
Reprodução/Facebook[/caption]

Nossos amigos pets precisam de exercício em qualquer época do ano, mas no verão alguns cuidados simples são essências, como sair nos horários em que o sol está mais fraquinho.

Antigamente a regra era evitar caminhadas entre 10 e 16 horas, porém em alguns lugares continua quente até o início da noite, facilitando queimaduras nas almofadas das patas se o asfalto ou a areia estiverem quentes – e, cá entre nós, calçados nós já sofremos nesse calor.  Se na sua região existem locais arborizados, certamente o passeio ficará muito mais agradável para vocês dois.

Se o seu peludo colocar três metros de língua para fora nos primeiros cinco minutos do passeio, é normal! Os cães possuem poucas glândulas sudoríparas, e trocam calor pela boca, pelo focinho e também pelas almofadas das patas, portanto quanto mais quente estiver, mais ofegante o animal pode ficar. Isso não quer dizer que ele está cansado – vá devagar, mas persevere, a não ser que sejam animais de raças braquicefálicas!

DICAS: Borrifadas de água no dorso e nas patinhas ajudam a refrescar.

OBSERVAÇÃO: Observe as patas do seu amigo, que podem ficar machucadas – caso daqueles que andam pouco e moram em apartamento, por exemplo.

ATENÇÃO: Seu pet sempre deve ter água à vontade, mas é recomendável que ele só beba ou coma meia hora antes ou depois de se exercitar ou de brincadeiras mais agitadas, evitando o risco de torção gástrica. A água deve ser sempre fresca, trocada ao longo do dia e pode inclusive ganhar umas pedrinhas de gelo. O calor também pode diminuir o apetite dos peludos – sinto inveja nessa parte!

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://ibatibaonline.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp