17/12/2018 às 00h01min - Atualizada em 17/12/2018 às 00h01min

Animais são seres vivos sensíveis e não devem ser vistos como brinquedos.

No entanto, às vezes não nos damos conta de que presentear alguém com um cachorrinho ou um gatinho implica em uma série de responsabilidades.

Divulgação/Pixabay

Em época de festas, como Natal - que está batendo na porta já, ou até mesmo em aniversários, surpreender alguém com um animal de estimação pode parecer o presente perfeito – especialmente para as crianças, que se deslumbram com o ato.

No entanto, às vezes não nos damos conta de que presentear alguém com um cachorrinho ou um gatinho implica em uma série de responsabilidades.

Dar um animal de presente é dar uma responsabilidade a longo para, de 10 a 20 anos. Eles precisam de locais disponíveis para seu bem-estar, isso inclui exercícios, necessidades fisiológicas- tais quais na maioria das vezes se tornam um enorme problema, pois se o animal não faz suas necessidades onde o seu tutor deseja, é entendido como um animal rebelde e de difícil zelo.

A alimentação dos pets vem evoluindo a cada dia mais, os custos dessa manutenção não são tão fofinhos quanto seu amiguinho de 4 patas, causando mais uma problemática não pensada no impulso de desejar presentear um animal a alguém, toda manutenção de sua saúde, conforto, carinho. 

É preciso tempo disponível para passeios e brincadeiras, exercícios acompanhados, e todo carinho mesmo depois que ele tenha crescido e perdido um pouco daquela fofura de um amiguinho ainda de boca banguela com cheirinho de leite.

Parece pouca tarefa quando se pensa a curto prazo, mas entenda que essa responsabilidade dura anos e se caso um dia se cansar, ou se mudar para um apartamento menor, a solução será qual? Abandonar na rua? Doar para um terceiro? Vai que esse talvez se canse e use como solução o abandono.

Ter um animal de estimação é maravilhoso, mas antes de tudo, exige muito mais que amor, exige paciência, tempo, vigor e cuidado. Eles não vão acabar a pilha tão cedo.

Dra, Bárbara Saraiva 
Médica Veterinária - Endocrinologista 
CRMV ES - 2316

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://ibatibaonline.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp