15/11/2021 às 12h35min - Atualizada em 15/11/2021 às 12h35min

Ibatiba terá polo do UniversidadES lançado pelo Governo do Estado

Serão mil novas vagas, sendo 500 vagas por ano em cursos de graduação e 500 vagas em cursos de pós-graduação, especialização e aperfeiçoamento, em 35 polos, em 34 municípios espalhados por todo o Espírito Santo.

O prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo / Divulgação/PMI

O prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, participou do anúncio da instituição do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, feito pelo governador do Estado, Renato Casagrande. O sistema, que é vinculado à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), reúne e organiza as políticas públicas estaduais de educação profissional de níveis Técnico e Superior, além da pesquisa, extensão e inovação.

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação apresentou o modelo, eixos, vagas e distribuição dos polos de ensino do sistema, com o objetivo de ampliar o número de vagas de ensino. E o decreto que institui o UniversidadES também cria a Universidade Aberta Capixaba (UnAC), com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de Educação Superior e pós-graduação no Estado. A UnAC irá funcionar em formato híbrido, por meio de Ensino a Distância (EaD) e utilização dos polos de apoio presenciais já existentes da Universidade Aberta Brasil (UAB).

Serão mil novas vagas, sendo 500 vagas por ano em cursos de graduação e 500 vagas em cursos de pós-graduação, especialização e aperfeiçoamento, em 35 polos, em 34 municípios espalhados por todo o Espírito Santo. E Ibatiba está entre os municípios que irão sediar um dos polos, já que a UnAC será implantada em regime de colaboração com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – que tem um campus no município –, além da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

O prefeito Luciano Pingo, que também estava representando a Associação de Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) – da qual é vice-presidente, ressaltou que, em nome de todos os municípios, só há o que agradecer ao governador Renato Casagrande e a todo o Governo do Estado, pelos diversos investimentos que estão sendo feitos na educação em todo o Estado, além de outros setores. “O Governo do Estado está presente em todos os 78 municípios e só não recebe recursos se não tiver vontade política para isso, porque é menos difícil ser prefeito, tendo Casagrande como governador”, afirmou. “O Espírito Santo está no caminho certo e deve permanecer nessa linha de desenvolvimento”, completou.

E falando sobre o polo que será implantado em Ibatiba, o prefeito agradeceu por mais um investimento para criação de oportunidades na Terra dos Tropeiros. “Vamos juntos, construindo um futuro de oportunidades e garantindo que Ibatiba continue crescendo”, enfatizou.
O governador Renato Casagrande disse ter plena convicção que é a educação que levará o Espírito Santo a ser um estado menos violento, destacando que o ES já tem o melhor Ensino Médio do País. “Sonho com um Estado mais igual em termos de oportunidades. Temos um País rico, mas desigual. Sonho com um Estado sem pobreza, sem ver pessoas passando necessidade”, ressaltou. “Temos 13,7% da população capixaba com curso superior e temos que avançar. Queremos um Estado rico e próspero para as pessoas”, concluiu.

Também estiveram presentes a vice-governadora Jacqueline Moraes; os secretários de Estado, Tyago Hoffmann (Inovação e Desenvolvimento), Vitor de Angelo (Educação), Flavia Mignoni (Comunicação Social), Marcelo Altoé (Fazenda), Paulo Foletto (Agricultura), Jasson Hibner (Procuradoria-Geral do Estado) e Coronel Aguiar (Casa Militar); assim como, os deputados estaduais Coronel Alexandre Quintino e Luciano Machado; o subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Denio Rebello Arantes; o reitor do Ifes, Jadir Pela; a superintendente de Educação à Distância da Ufes, Maria Auxiliadora Corassa; a diretora acadêmica da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), professora Simone Telles; e a secretária de Articulação do Conselho Estadual da Juventude (Cejuve), Sterlayne Rosseto; além de dirigentes de autarquias e órgãos, vereadores e lideranças da área.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://ibatibaonline.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp