03/10/2019 às 15h51min - Atualizada em 03/10/2019 às 15h51min

Ibatiba realiza Encontro de Produtores de Café

Na oportunidade foi inaugurada a reforma da Sala de Degustação de Café e anunciado os vencedores do Concurso de Qualidade do Café de Ibatiba.

Divulgação/PMI
O 16º Encontro de Produtores de Café de Ibatiba realizado na tarde de sexta  (27), na sede da Secretaria de Agricultura - Seag, reuniu, em busca de novos conhecimentos para driblar o momento desfavorável da cafeicultura, centenas de produtores de cafés e outros atores dessa cadeia produtiva que é a principal responsável pela economia do município.

Na oportunidade foi inaugurada a reforma da Sala de Degustação de Café e anunciado os vencedores do Concurso de Qualidade do Café de Ibatiba. A abertura do evento teve fala das autoridades com pronunciamento do Prefeito Luciano Pingo; do Subsecretário Estadual de Agricultura, Michel Tesch Simon; Diretor Presidente do Incaper, Toninho da Emater; entre outros. Na sequência foi realizada a programação técnica do evento, com três palestras de especialistas.

O palestrante nacionalmente renomado José Braz Matiello, pesquisador e especialista em genética do café, foi o primeiro a se apresentar, ele falou sobre “Variedades para renovação de lavoura e poda para sua renovação”; Matheus Fonseca de Souza, extensionista do INCAPER, palestrou sobre “Nutrição do cafeeiro arábica”; e por fim, João Batista Pavesi Simão, professor do IFES, falou sobre “Produção de cafés especiais na Região do Caparaó”.

Representando o Secretário Estadual de Agricultura Paulo Foletto, o Subsecretário Estadual, Michel Tesch Simon, falou que tanto o Encontro de Produtores, quanto o Concurso de Qualidade são importantes ferramentas para auxiliar o produtor a driblar a crise dos preços do café.

 “Um Encontro naquilo que a gente acredita muito que a transferência de tecnologia, levar informação, levar conhecimento para os cafeicultores. A gente sabe que o momento é difícil, preços achatados, mas o caminho que a gente tem que percorrer e tentar gerenciar melhor aumentar produtividade e buscar sempre qualidade, que é através da qualidade que a gente vai melhorar a rentabilidade da cafeicultura. Vocês tem um arranjo aqui muito profícuo, Incaper e Prefeitura tem uma parceria muito forte, trazendo os produtores, trazendo conhecimento”, disse.

“O concurso é uma ação que estimula muito a melhoria de qualidade. Vocês estão premiando muito bem e fiquei sabendo que tem bons cafés aqui”, finalizou o subsecretário.

O diretor do Incaper, Toninho da Emater falou sobre o trabalho em parceria: “A gente vem no município para estreitar as parcerias. Quando você vê um resultado positivo, é fruto de um trabalho de parceria e nós encontramos essa ressonância aqui na Administração Municipal, estão todos muito integrado com a equipe do Incaper. Com essa sintonia Governo e Prefeitura, com a interlocução do Incaper, os resultados vão aparecer , como já estão aparecendo aqui em Ibatiba”, comentou. “Quero elogiar também o trabalho que a administração municipal está fazendo como um todo no município, nós vimos o trabalho que está sendo feito nas Paralelas da BR 262, melhorando a qualidade de vida para cada vez mais segurar o cidadão de Ibatiba aqui em Ibatiba, porque  o lugar do homem do campo é no campo”.

O prefeito Luciano Pingo destacou a dedicação de toda equipe para a realização do evento e a parceria do Estado, bem como a parceria do Conselho do Pronaf para a reforma da Sala de Degustação: “Quero agradecer a cada servidor que se dedicou para a realização desse Encontro, agradecer muito ao Conselho do Pronaf que permitiu o investimento para fazer a reforma dessa sala de degustação, que estava numa situação precária, desde 2012 sem prova do café na Prefeitura Municipal, e quero agradecer muito ao governador, ao Incaper, que tem sido parceiros incansáveis do município”.

O coffee break, ao som de moda de viola do Projeto Municipal Encanto dos Tropeiros, foi responsável pelo momento de confraternização entre os presentes. Prestigiaram ainda o evento o Deputado Federal Evair de Melo; o prefeito de Iúna, Coronel Wellington; Andreliano Mareto, gerente de Agricultura Familiar do Governo do Estado; os vereadores Elias Cândido, Jorcy Sangi, Marcus Delega e  Paulinho do Eucalipto; entre outras autoridades e lideranças.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://ibatibaonline.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp