O governador Renato Casagrande lançou nesta segunda-feira (15) o programa “Energia mais Produtiva”, para fortalecer a infraestrutura energética nas áreas rurais do Espírito Santo, apoiando o desenvolvimento das regiões agrícolas. Um investimento de R$ 2,5 milhões foi direcionado para a instalação de 24 km de redes trifásicas em sete municípios.
Essa iniciativa visa beneficiar comunidades que trabalham cooperativamente, principalmente mediante associações ou cooperativas, visando melhorar a eficiência energética no campo. A conversão de sistemas monofásicos para trifásicos tem como meta aumentar a capacidade produtiva do agronegócio capixaba.
O programa é coordenado pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O governador Casagrande destacou a evolução da infraestrutura elétrica nas áreas rurais, desde seus primeiros anos na administração pública, ressaltando o impacto positivo no crescimento e desenvolvimento das comunidades.
Os municípios e comunidades contemplados incluem Anchieta, Conceição do Castelo, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Iúna, Rio Bananal e Sooretama. O acesso à energia trifásica facilita a modernização dos processos agrícolas e agroindustriais, permitindo o uso de equipamentos avançados e automatizados nas propriedades rurais, o que, segundo o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, contribui para aumentar a renda e dinamizar a produção.
O projeto “Energia Mais Produtiva” é uma medida estratégica para melhorar a oferta de energia elétrica nas áreas rurais capixabas, essencial para a competitividade e sustentabilidade do agronegócio local.
© Governo ES/Seag