Aimorés (MG) – O Instituto Terra abre as inscrições para o processo seletivo do curso de Aperfeiçoamento Profissional em Restauração Ecossistêmica do NERE (Núcleo de Estudos em Restauração Ecossistêmica) 2025. Voltado para jovens de 18 a 22 anos, recém-formados no ensino técnico de áreas ambientais como Agropecuária, Agricultura, Florestal, Meio Ambiente e afins, o programa, que é totalmente gratuito e tem duração de 11 meses, é focado para quem deseja se tornar especialistas na restauração da Mata Atlântica.
Criado em 2005 e tendo já formado mais de 210 jovens em restauração ecossistêmica, o curso proporciona conhecimentos práticos e teóricos em diversas áreas como Fauna e Flora, Restauração Florestal, Sistema Agroflorestal (SAF), Combate a Incêndios Florestais, Práticas Conservacionistas: Barraginhas e Meliponicultura.
“Um dos pilares do Instituto Terra é proporcionar educação de qualidade. E o NERE vem oferecendo isso de uma forma intensiva, com 80% do conteúdo sendo voltado para atividades práticas. Nesses quase 20 anos, o nosso curso tem contribuído para uma taxa de empregabilidade superior a 60% no mercado de restauração e meio ambiente. E poder abrir mais uma edição é algo que nos deixa muito feliz”, comenta Jeieli Capettini, Gerente de Educação e Pessoas do Instituto Terra.
Os participantes do NERE terão a oportunidade de vivenciar todas as etapas do processo de restauração ecossistêmica, desde a coleta de sementes e a produção inicial de mudas nativas até a aplicação de técnicas avançadas. Além disso, os alunos poderão realizar estágios em diversas áreas do Instituto Terra e com seus parceiros, tendo assim uma experiência ainda mais enriquecedora.
Entre os benefícios oferecidos do curso estão: práticas esportivas, curso de inglês, bolsa de estudo, apoio para obtenção da CNH categoria B, fornecimento de notebook, bicicleta para deslocamentos e lazer, alimentação e moradia, equipamentos de proteção individual (EPIs) e uniformes..
“O NERE foi elaborado para dotar os alunos com as competências e conhecimentos necessários para provocar mudanças significativas na conservação e gestão sustentável de nossos ecossistemas.”, finaliza Wallace Carvalhido, Coordenador de educação do Instituto Terra.
Os interessados em participar do curso podem se inscrever de 01 de setembro a 08 de novembro de 2024. O processo seletivo está marcado para acontecer entre 23 a 24 de novembro de 2024.
Para o processo seletivo, será ofertado ajuda de custo para deslocamento (apenas passagens) aos candidatos que cumprirem os critérios do edital. Acesse aqui o edital para maiores informações: institutoterra.org/nere
Sobre o Instituto Terra
Fundado em 1998 por Lélia Deluiz Wanick Salgado e Sebastião Salgado, a organização civil sem fins lucrativos surgiu quando o casal decidiu começar o trabalho de regeneração total da área da antiga fazenda de gado da família, que estava em estado de degradação ambiental. Mais de duas décadas depois, a organização tornou-se referência brasileira em restauração ecossistêmica. Com a fazenda recuperada, hoje abriga uma floresta rica em diversidade de espécies da Mata Atlântica, incluindo a restauração de nascentes locais. Mais de 240 espécies de animais, de todas as classes de fauna, voltaram a encontrar refúgio na floresta da RPPN Fazenda Bulcão, localizada em Aimorés, Minas Gerais.
Redes sociais
Site: www.institutoterra.org
Facebook: www.facebook.com/InstitutoTerraOficial
Instagram: @institutoterraoficial