O mês de dezembro sempre se destacou como um dos mais promissores quando falamos em vendas e crescimento de lucratividade para diversos setores do mercado. Um fator que levanta essa teoria e consequentemente o poder de compra da população é o recebimento do 13º salário, por exemplo.
Além disso, este é o mês que guarda o Natal, que também é uma das datas que as pessoas mais desejam presentear familiares e amigos.
Mas não basta ser apenas um bom vendedor para conseguir levantar seus números em um mês como esse. Alguns outros pontos podem ser determinantes para o sucesso. Pensando nisso, o corretor de seguros Thiago Sena – também especialista em vendas e empresário no segmento de seguros – elaborou uma lista com cinco dicas para você conseguir ter números mais expressivos. Confira:
1- Prospecção
“Nesta época isso se atrela ao fato de você ter um bom relacionamento com o seu cliente, a ponto dele querer te recomendar. A recomendação de quem já consumiu seu produto tem mais potencial do que qualquer outra propaganda. Então, estreite o relacionamento com seus clientes. Volte naqueles que já tiveram uma boa experiência com você e traga-os de volta para a sua loja e aproveite mais algo e, ao mesmo tempo, solicite a elas mais informações de outros que podem se tornar seus clientes também”, disse.
2- Marketing
“Mais precisamente o marketing digital, entenda que ele é um dos que não tem limites e quando você trabalha com todas as ferramentas disponibilizadas por ele, você consegue chegar no cliente certo, da forma certa. Isso tem um poder de escala muito grande”, comentou.
3- Olhar de dono
“Parece ser clichê, mas isso não pode ser apenas pedido simplesmente por motivo nenhum. É preciso mostrar para o funcionário que a vida dele e a carreira dele é um negócio. Você vendedor de uma empresa grande, se não entender que seu salário, sua carreira, seu crescimento pessoal e profissional depende exclusivamente de você tentar estar sempre crescendo e que aquele negócio também é seu, você nunca vai ter esse olhar de dono que é o que pode ser determinante para o seu sucesso”, mencionou.
4- Conhecimento
“Isso aqui é poder. Quanto mais conhecimento você detém, mais exclusivo é indispensável você começar a se tornar para o seu segmento, a ponto de você conseguir crescer mais do que a própria empresa que você trabalhe ou preste serviço. Se a empresa que você trabalha hoje não consegue lhe manter ou o seu negócio cresce sempre de maneira exponencial, seus concorrentes não conseguem lhe acompanhar e você simplesmente alcança um ‘oceano azul’ de oportunidades”, comentou.
5- Diferenciação
“É aquele clichê: não tente apenas replicar o que seus concorrentes já fazem. Todo cliente já sabe o que esperar no fim de ano, seja de estratégias ou até mesmo de maldades. Isso pode até fazer você vender, mas não é o que vai lhe ajudar a explodir de vendas. Diferenciação não é copiar o seu concorrente. É você olhar para outros mercados e nichos e entender que eles podem te trazer muito mais planos para que você aplique no seu, do que quando você fica apenas observando o seu concorrente. Olhar para um ramo diferente é o que pode te trazer algo de novo”, finalizou.