Saudade, doce saudade!
Esta noite tive insônia e fiquei a lembrar do meu saudoso pai, Messias Agostinho de Barros, sujeito matuto, brejeiro, cursou pouco a escola, mas fazia conta de cabeça melhor que calculadora e até prova dos 9, é o tempo, é a vida passando, não é mesmo?!…
Lembrei-me de algo que ele me disse:
_ Filho, homem precisa ter 3 coisas na vida nesta ordem: NOME, ESTUDO E PROFISSÃO! Dinheiro não faz a pessoa!
Ter nome não é simplesmente: José ou Joaquim, Maria ou Luíza, é mais, é ser respeitado pela sua pessoa, honestidade, bondade, por seu caráter. É tanto que por onde íamos meu pai, sim, era conhecido e respeitado. Lembro-me bem que éramos de classe baixa, pobres, mas meu pai tinha muitas profissões dentre elas: mecânico de máquinas de costura e alfaiate calceiro – da qual se orgulhava. Quando eu era pequeno, lembro: faltava dinheiro, pedia para ir à mercearia do senhor Zélio, e comprava com ou sem dinheiro, era assim em outros estabelecimentos em Belo Horizonte, Engenheiro Caldas, Dom Cavati, etc. (viajei por este momento) …
E parei para agradecer a ti pai, pelo esforço e o ensinamento, pois não precisei da escola da vida, foi você um bom professor.
Hoje me resido em Ibatiba–ES, e tenho nome, me chamo pelo registro Vanderlei, mas sou conhecido pela minha pessoa, compro com ou sem dinheiro, nem preciso do cartão, profissões me perdi quantas tenho, até de hobbys fiz profissão, diplomas tenho também.
E aqui em Ibatiba me atrevo a dizer pelo pouco tempo que tenho, sou honrado por que tenho muitos amigos e poucos conhecidos.
Minha esposa aqui tem um comércio, lojinha de variedades (conhecida: loja 2 Amigos), e eu fico só na retaguarda, pois tenho deficiência (eita, dor demais, mas isto fica para outra hora) tem gente toda hora, que entra para dar uma prosa amiga e vêm até de fora, cidades próximas.
Poderia citar nomes, e nomes de verdade, mas teria que aumentar a prosa.
Mas deixo aqui concluído que temos que ter além de DEUS na nossa vida: NOME, ESTUDO E PROFISSÃO.
Obrigado pai…
Lembranças… doces lembranças!
Espero que estejam gostando, deixe seus comentários…