…” tenho uma folha
quero descrever um momento
que nunca esqueci
ah aquele dia
você virou meu universo
queria ter ficado ali
para sempre naquela magia
que virou para mim poesia
onze de maio
de dois mil e cinco
_nascer” … (pág. 35 do meu livro VIDA&POESIA)
Vou começar após esta pequena poesia que fiz para ressaltar o quão é maravilho e importante o nascimento de minha filha, com uma breve pergunta:
— Você é pai? Se não, lamento! Ser “considerado” pai em toda a sua extensão é de causar inveja aos próprios anjos. É tanto que, hoje, ao chegar o segundo domingo de agosto, sinto-me transbordado de honra por fazer parte do grupo homenageado, neste DIA DOS PAIS.
Vou dizer, que acho as séries de dias comemorativos de nosso calendário como apenas um apelo comercial, menos o DIA DAS MÃES, segundo domingo de maio — mas voltando ao tema — ser pai é participar da grandeza paterna de Deus.
Apesar de tantos rejeitarem.
É tão grande missão. E quando chega o poema épico, a primeira vez que se ouve: — Papai, papai! Ser pai não é fácil! Olha o que lhe digo:
— Os filhos aprendem conosco o bom caminho e Deus que nos ajude os maus também, saibam que andam de olho em tudo que fazemos.
O dia das mães é aquela pompa, o dia dos pais nem tanto, sempre estaremos um pontinho abaixo, mesmo homenageados, não há música, nem chocolate, somos sérios… O velho é osso…
Ser pai me foi dor pela perda, pela falta a um tempo…, mas descobri no carinho da “paternidade do abraço”, que podemos ser pais pela adoção de agregados, filhos que a jornada da vida nos traz. Também nessa jornada, sentindo a falta do meu pai, que foi a um tempo morar com Deus Pai, senti um carinho indescritível e uma afeição muito grande por um senhor que me abraçou, cito: Roberto Santos, carioca de bom humor, extrovertido, gosta de ler um bom livro — que seja os meus, KKK— homem temente e amigo de Deus, sempre embelezando meus dias aqui, com a palavra do Pai, me indicando e apreciando o conhecimento, que nos inebria com o inigualável bom perfume de Cristo, me tornei seu filho agregado. Quero lhe agradecer por estar sempre por perto. Nunca vou conseguir compensar tudo o que já fez e faz. Você é o meu maior amigo e do seu lado sinto proteção.
Pai é uma palavra que devemos chamar a quem cuida verdadeiramente de nós.
Há um tempo fui considerado “omisso”, mas pelo perdão fui redimido. E vou me aplicar sem qualquer hesitação ao caso, hoje me sinto pai, através dos abraços que recebo com muito orgulho, sou agradecido, pela filha biológica, mas tenho tantas que a vida me deu, e a cada uma um beijo e um abraço, e minha eterna gratidão!