Quermesse é uma palavra com origem no termo em flamengo kerkmisse, que significa uma festa beneficente, com um bazar, onde é feito um leilão das prendas oferecidas. Este tipo de evento costuma ser organizado ao ar livre, e a sua origem está relacionada com a Igreja Católica.
Quermesse designação dada, nos Países Baixos, às festas paroquiais e às feiras anuais celebradas com grandes festejos.
A diferença entre quermesse e festas juninas é que as quermesses acontecem ao longo de todo ano, mas ganham força nos meses de junho e julho; enquanto as festas juninas só ocorrem nesse período do ano. Mas, em ambas, há muita diversão com barracas de comidas típicas, música, dança, jogos e muito mais.
Viajei por outrora, eu e meus irmãos, tempo bom, depois da escola ficávamos, um pouco a mais nas ruas da cidade; eu olhava o povo dançar, mas meus irmãos caiam na dança, mas vou dizer me aventurava às vezes! Por isso até hoje sou mal dançarino.
Em Ibatiba não é diferente como em todo país, se enfeita e com um novo encanto as noites se envolvem em magia. O friozinho dá um toque especial, com esse glamour que só tem a região do Caparaó capixaba. Fogueira, balões, bandeirinhas, roupas e comidas típicas, tornaram-se ícones dessa “festa popular e tradicional”, atribuindo um outro significado, ao comer pipoca, canjica, dançar quadrilha, e demais atividades, essa alegria contagiante do cidadão ibatibense é passada aos convidados, ou turistas passantes – CELEBRAÇÃO. A festa em si, é um espaço educativo no qual os participantes têm a oportunidade de aprender história, geografia, gastronomia e folclore local, de um jeito animado e prático.
A participação dos alunos na festa junina das escolas, é uma oportunidade ímpar de aprendizado prático e descontraído, onde os estudantes podem conhecer mais sobre a miscigenação e a cultura do município, participando ativamente da organização do evento, desenvolvendo habilidades manuais na criação das decorações e, claro, se divertindo muito!
Eita, trem bão! Tá na hora de andar na brasa, esquentar na fogueira, dançar quadrilha e se deliciar com as comidas típicas de arraiá!
Te aguardo!!!