Para fortalecer os cafeicultores da região, Ibatiba vai realizar , na tarde do dia 27 de setembro, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura Indústria e Comércio, juntamente com o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o 16º Encontro do Café de Ibatiba e dentro do evento acontecerá a premiação do concurso de qualidade do café de Ibatiba 2019. A chegada e inscrição dos participantes está marcada para acontecer do meio dia às 13 horas, quando a programação será aberta.
Na programação técnica do evento, serão realizadas palestras sobre diferentes temas. “Variedades para renovação de lavoura e poda para sua renovação”, com o palestrante nacionalmente renomado José Braz Matiello, pesquisador e especialista em genética do café; “Nutrição do cafeeiro arábica”, como palestrante Matheus Fonseca de Souza, extensionista do INCAPER e “Produção de cafés especiais na região do Caparaó”, como o palestrante João Batista Pavesi Simão, professor do IFES.
Premiação
O concurso de qualidade de café é uma forma de valorizar quem se dedicou a produzir em sua lavoura um café diferenciado, incentivando a prática por outros produtores, diante da crescente demanda do mercado por cafés especiais. E esse ano vão ser distribuídos R$ 20 mil reais em dinheiro entre os vencedores, o dobro da premiação do ano passado.
O anúncio dos vencedores vai ser o responsável pelo fechamento da programação do16º Encontro do Café de Ibatiba, e está marcado para acontecer às 17 horas. Levam os prêmios os 5 primeiros colocados em duas categorias: café cereja descascado/despolpado e café natural.
E as inscrições para o concurso ainda estão abertas. Os interessados podem procurar o Incaper de Ibatiba até o dia 20 de setembro.