O Ministério de Minas e Energia (MME) aprovou o orçamento de um bilhão de reais para a continuidade das obras do Programa Luz para Todos (LpT) em 2019. O montante será destinado para realização de novas 95 mil ligações, que beneficiarão 380 mil moradores que vivem sem conexão à rede elétrica no meio rural. O valor foi divulgado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União (DOU).
Onze estados serão beneficiados, a maioria deles nas regiões Norte e Nordeste, incluindo moradores que vivem em áreas isoladas e reservas extrativistas. A Bahia é o estado com o maior número de novas ligações, com 21.894 domicílios a serem atendidos no ano que vem, seguido do Pará, com 19.370 ligações, e do Amazonas, com 13.316.
Em abril de 2018, o LpT foi estendido até 2022 com o objetivo de atender a mais 2 milhões de brasileiros no meio rural. Desde sua criação em 2003, o programa já interligou mais de 3,4 milhões de domicílios, conectando cerca de 16 milhões de pessoas.
Os impactos nas comunidades são visíveis. Segundo pesquisa realizada pela empresa MDA Pesquisas, é possível observar melhorias na qualidade de vida dos moradores, como aumento da renda familiar, mais oportunidades de trabalho, permanência no campo e retorno aos estudos.
O orçamento do Luz para Todos é publicado anualmente até 15 de setembro, após consulta pública que apresenta a previsão da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), cálculo que destina recursos para o funcionamento do LpT.