Professores, pedagogos, gestores escolares e demais profissionais da Educação já podem participar da consulta pública para construção do novo currículo capixaba. As contribuições devem ser feitas, até o dia 02 de setembro, por meio de um sistema online, disponibilizado no site da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) – www.educacao.es.gov.br.
As consultas públicas foram organizadas por componentes curriculares, em diferentes links. Essa é a versão preliminar do documento que será analisada pelos profissionais do segmento da educação para construção da proposta curricular para todas as redes Espírito Santo, a fim de termos um documento representativo e efetivo para todo o Estado.
“O novo currículo capixaba será um importante instrumento de gestão pedagógica para as escolas e os professores. Por isso, é muito importante a formalização de um currículo adequado, onde as redes se comunicam, para que os estudantes realmente tenham uma aprendizagem evolutiva. Com a implementação cuidadosa do currículo, o avanço duradouro na qualidade das escolas da Educação Básica será alcançado”, destaca o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.
As unidades escolares que ofertam o Ensino Fundamental (estaduais e municipais) receberam três exemplares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para dar apoio e orientação de estudo para que os profissionais participem do processo de elaboração do currículo do Espírito Santo.
O projeto de implementação da BNCC em todo território nacional foi pensado para que, em regime de colaboração entre União, estados e municípios, cada unidade federativa construa uma proposta curricular que contenha o conteúdo da BNCC e também contemple as especificidades regionais, culturais e históricas de cada estado.
Novo currículo capixaba
Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Espírito Santo está trabalhando para construção do novo currículo capixaba. De acordo com o cronograma, a construção possui duas fases: contribuição nas escolas e contribuições nos encontros regionais.
Após as contribuições serem analisadas no sistema, será lançada pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-ES) a segunda versão do documento. A partir daí, toda sociedade capixaba poderá fazer contribuições/críticas e sugestões por meio de um sistema online de consulta pública.
Além disso, está prevista a realização de encontros regionais com profissionais da educação e com a sociedade civil para que seja analisada essa segunda versão e feito um novo ajuste coletivo para que em dezembro seja lançada a versão final do currículo capixaba, para implantação em 2019.
Assessoria de Comunicação / Sedu