Com bilhões de usuários, aplicativo é eficiente na captação de novos clientes, mas precisa seguir alguns critérios para ser eficiente
Não é segredo que a plataforma Tik Tok foi uma das que mais cresceu durante a pandemia. Segundo último relatório da SensorTower Analytics, o aplicativo atingiu a marca de 1,5 bilhão de downloads, se tornando o terceiro mais baixado do mundo — a rede fica atrás apenas de Facebook e Instagram nesta classificação.
A febre, além de uma nova forma de interação no universo digital, também se tornou um prato cheio de audiência e captação de novos clientes, por isso, vem despertando cada vez mais atenção de empresas e corporações que desejam divulgar o negócio.
“Uma caraterística marcante das redes sociais é a volatilidade, isto é, a forma como o meio não apenas está em constante evolução como as estratégias aplicadas nele precisa ser renovadas constantemente. É isso que torna o fenômeno do aplicativo chinês um fato difícil de ignorar”, define o especialista em marketing digital Walter Soares.
Mas, o que considerar ao idealizar um conteúdo corporativo na plataforma? Walter Soares aponta que a rede social é essencialmente mais divertida, por esse motivo o primeiro passo é analisar que empresa precisa adotar um tom mais descontraído para conseguir cativar os internautas da plataforma. “O tik tok, ao contrário de outras redes, dispensa uma produção de conteúdo mais elaborada. É preciso naturalidade ao informar, assim como criatividade para prender a pessoa ao conteúdo”, analisa.
Outro ponto é que as funcionalidades do aplicativo facilitam o tráfego orgânico, ou seja, é um prato cheio para atrair novos públicos. “Escolher fazer essa divulgação por um influencer se mostra uma boa estratégia, visto que há não apenas os que migraram de outras plataformas, como os que estouraram no tik tok. Assim, uma grade parcela dos internautas não apenas segue um influencer, como confia nas suas recomendações e acredita compartilhar coisas em comum com ele”, comenta.
Segundo a relatório da SensorTower Analytics, 72% dos usuários do aplicativo acompanham algum influencer. Desta parcela, 50% confiam na recomendação dessas personalidades. “É uma das formas mais vantajosas de usar o Tik Tok para marcas”, garante Walter.
Por último, os hashtags challenges — desafios lançados pelos internautas — são outra estratégia que costuma surtir efeito. “Essa é uma tática muito usada pela indústria musical, que tem apostado nas coreografias na plataforma para divulgar os lançamentos dos principais artistas nacionais e internacionais”, analisa especialista em marketing.